domingo, 18 de setembro de 2011

OldSchool...Mais que estilo, atitude!




Fusca Alemão da década de 50. Rodas Fuchs e trato na suspensão
 são indispensáveis
Bastante divulgado e cultivado por toda Europa, desde a década de 50 (sim, desde lá já haviam os retardados como nós) a cultura já existia. Começou timidamente com a customização de alguns fatores básicos, porém que diferenciavam bastante os carros no estilo dos originais. Acessórios dos mais diversos foram surgindo ao longo do tempo, como os famosos, até hoje, retrovisores "Albert", os Sunvisors, relógios de centro do volante, conta-giros, etc.
Em meados de 60, com a alta popularização do VW pelo mundo, a cultura começa a se difundir por vários outros países na Europa, e fora dela, em países como EUA, Brasil e outros países das Américas. O Oldschool não era chamado na época por esse nome, claro. Mas alí, era plantada a semente que viria a crescer e formar uma legião de adeptos ao redor de todo o globo. Rodas de liga leve, talas mais largas, escapamentos diferenciados, kits de carburação maiores, volantes esportivos de grife de famosos corredores de F1(Fittipaldi), sistemas de som, e tantas outras incrementações iam dando cada vez mais, a possibilidade de tornar o seu carro mais "seu".
Sem muita extravagância, o estilo é bem aceito. Mantendo bastante da originalidade e integridade física do veículo, equipando-o apenas com acessórios e tralhas da época!
Exemplos são: rodas Fuchs(originais nos Porsches 911) que são uma FEBRE entre os propietários do mundo todo até os dias de hoje. Consagradas pelo estilo e sangue puro do primo mais rico, essas rodas ainda fazem a cabeça de muitos marmanjos.
Podemos notar desde os pioneiros no estilo, a suspensão com curso encurtado (rebaixada), de várias maneiras eram feitos os rebaixamentos, desde a retirada de feixes de mola e de pressão no facão, até os mais modernos sistemas de catracas e facão regulável.
Um autêntico OldSchool não dispensa andar baixo, trocar um pouco do conforto pelo estilo, e claro, preza por um visual diferenciado, porém sem exageros.
Vou seguir algumas fotos de alguns exemplos de veículos no estilo:

Bagageiro de teto e rodas de liga, já destacam o estilo.


Receita simples, porém chamativa, rodas de liga (BRM) e uma "suave" rebaixada!
                                    




Definindo: É a simples arte de conseguir ser diferente, sem se diferenciar tanto.By: Hec

Nenhum comentário:

Postar um comentário